SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Algumas tendências (ou modismos?) Recentes em educação especial e a Revista Brasileira de Educação EspecialPreparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com síndrome de down índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

GUHUR, Maria de Lourdes Perioto. Dialética inclusão-exclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.39-56. ISSN 1413-6538.

Pretende-se compreender, numa perspectiva dialética, como se situam na atualidade as discussões sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais com deficiências no sistema regular de ensino. Faz-se de inicio uma breve consideração de cunho conceitual formal a respeito do paradigma da inclusão e, em seguida, toma-se como ângulo de análise a sua interface, a exclusão, e a contraditória relação entre ambas ao longo da história.  Ancorados em idéias de alguns autores, questionamentos são colocados a respeito de como a sociedade vem se organizando para encaminhar alternativas de atendimento a estes seus membros que apresentam diferenças em relação aos demais, tendo em vista as exigências e os valores disseminados num contexto marcado pelas propostas da globalização.

Palabras clave : Inclusão; Exclusão; Sistema de Ensino; Globalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )