SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Teacher’s action concerning sexual manifestations of mental deficient students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem totalizante: propicia o aprender de crianças com deficiência visual, de crianças surdas e de crianças sem deficiências sensoriais?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.237-248. ISSN 1413-6538.

Esta é uma pesquisa sobre condições necessárias para que os alunos realizem aprendizagem significativa, isto é, adquiram conhecimentos fazendo uso da própria capacidade de elaboração e compreensão do que é ensinado. Considera a complexidade das interações, em sala de aula e no atendimento em sala de recursos, e as implicações das atitudes da professora e do contexto da escola para o processo de aprendizagem de alunos: com deficiência visual; de alunos com surdez e de alunos sem deficiência sensorial. A pesquisa e a análise dos dados coletados fundamentam-se no enfoque da Aprendizagem Totalizante, apresentando a viabilidade dessa proposta.

Keywords : Aprendizagem Totalizante; Aprendizagem Significativa; “Aproximar-se”.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )