SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem totalizante: propicia o aprender de crianças com deficiência visual, de crianças surdas e de crianças sem deficiências sensoriais?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.237-248. ISSN 1413-6538.

Esta é uma pesquisa sobre condições necessárias para que os alunos realizem aprendizagem significativa, isto é, adquiram conhecimentos fazendo uso da própria capacidade de elaboração e compreensão do que é ensinado. Considera a complexidade das interações, em sala de aula e no atendimento em sala de recursos, e as implicações das atitudes da professora e do contexto da escola para o processo de aprendizagem de alunos: com deficiência visual; de alunos com surdez e de alunos sem deficiência sensorial. A pesquisa e a análise dos dados coletados fundamentam-se no enfoque da Aprendizagem Totalizante, apresentando a viabilidade dessa proposta.

Palabras clave : Aprendizagem Totalizante; Aprendizagem Significativa; “Aproximar-se”.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )