SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem totalizante: propicia o aprender de crianças com deficiência visual, de crianças surdas e de crianças sem deficiências sensoriais?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.237-248. ISSN 1413-6538.

Esta é uma pesquisa sobre condições necessárias para que os alunos realizem aprendizagem significativa, isto é, adquiram conhecimentos fazendo uso da própria capacidade de elaboração e compreensão do que é ensinado. Considera a complexidade das interações, em sala de aula e no atendimento em sala de recursos, e as implicações das atitudes da professora e do contexto da escola para o processo de aprendizagem de alunos: com deficiência visual; de alunos com surdez e de alunos sem deficiência sensorial. A pesquisa e a análise dos dados coletados fundamentam-se no enfoque da Aprendizagem Totalizante, apresentando a viabilidade dessa proposta.

Palavras-chave : Aprendizagem Totalizante; Aprendizagem Significativa; “Aproximar-se”.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )