SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Social Skills in Undergraduate Students with Different Experiences of Preparation for WorkSocialization Goals and Action Strategies of Mothers of Children with Suspected Autism Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SALVADOR, Samara de Jesus Lima  and  LODI, Ana Claudia Balieiro. Resoluções do Estado de São Paulo e o Professor Interlocutor: Implicações para a Educação dos Surdos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.277-292. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000200009.

Desde 2005, a presença de Tradutores e Intérpretes de Libras tornou-se obrigatória nos espaços escolares que possuem alunos surdos matriculados. No entanto, até hoje, esse cargo não foi criado pelo estado de São Paulo e essa função tem sido exercida pelo então denominado Professor Interlocutor (PI). Este artigo descreve uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar as Resoluções da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo relativas à formação e à contratação desse profissional. Os resultados permitem afirmar que os dispositivos legais estaduais demonstram desconhecimento sobre a complexidade que envolve as atividades do PIs e, como consequência, mantém-se omissa às especificidades linguísticas, culturais e educacionais dos surdos, excluindo-os, dessa forma, do acesso à educação.

Keywords : Professor interlocutor; Resoluções da Secretaria Estadual de Educação; Estado de São Paulo; Educação de surdos; Educação Especial.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )