SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o TrabalhoMetas de Socialização e Estratégias de Ação de Mães de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SALVADOR, Samara de Jesus Lima  e  LODI, Ana Claudia Balieiro. Resoluções do Estado de São Paulo e o Professor Interlocutor: Implicações para a Educação dos Surdos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.277-292. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000200009.

Desde 2005, a presença de Tradutores e Intérpretes de Libras tornou-se obrigatória nos espaços escolares que possuem alunos surdos matriculados. No entanto, até hoje, esse cargo não foi criado pelo estado de São Paulo e essa função tem sido exercida pelo então denominado Professor Interlocutor (PI). Este artigo descreve uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar as Resoluções da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo relativas à formação e à contratação desse profissional. Os resultados permitem afirmar que os dispositivos legais estaduais demonstram desconhecimento sobre a complexidade que envolve as atividades do PIs e, como consequência, mantém-se omissa às especificidades linguísticas, culturais e educacionais dos surdos, excluindo-os, dessa forma, do acesso à educação.

Palavras-chave : Professor interlocutor; Resoluções da Secretaria Estadual de Educação; Estado de São Paulo; Educação de surdos; Educação Especial.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )