SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The Voices of the Teachers in the Hospital Pedagogy: Unveiling Possibilities and ConfrontationsDescriptive Analysis of the Disability Theme in the Federal University of Rio Grande do Norte Undergraduate Degree Curricula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

KRAEMER, Graciele Marjana  and  THOMA, Adriana da Silva. A Modulação das Condutas das Pessoas com Deficiência no Contexto Educacional Brasileiro de Inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.421-434.  Epub Aug 30, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300005.

No presente artigo, analisamos como vêm sendo operacionalizados investimentos na modulação das condutas das pessoas com deficiência pela política de inclusão escolar em curso na sociedade brasileira desde a última década do século XX. Para desenvolver essa análise, utilizamos como ferramentas analíticas as noções de governamento, a partir de Foucault (2008a, 2008b), e de modulação, conforme desenvolvida por Deleuze (2013). Ao olharmos para um conjunto de documentos legais que orientam e regulam a inclusão das pessoas com deficiência no espaço da escola comum, buscamos mostrar que as práticas operadas pelo Estado brasileiro na modulação das condutas dessas pessoas têm como objetivo constituir sujeitos capazes de investir no desenvolvimento de suas competências individuais ao longo de seu processo de formação. Pela política de inclusão escolar, organizada na arena da governamentalidade neoliberal, são utilizadas diferentes estratégias para minimizar o risco social da exclusão desses sujeitos. Assim, as ações desenvolvidas pelo Estado são organizadas em rede e articulam diferentes setores para garantir condições equânimes de acesso, participação e desenvolvimento a todos e, com isso, incrementar formas de vida participativas, autônomas e aprendizes ao longo da vida, com condutas flexíveis e capazes de adequar-se às constantes mudanças do nosso tempo.

Keywords : Educação Especial; Inclusão Escolar; Políticas de Inclusão Escolar; Modulação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )