SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Inclusive Special Education in a Context of Cultural and Linguistic Diversity: Pedagogical Practices and Challenges for Teachers in Schools on the BordersKnowledge Network and Special Education: a Systematic Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LOPES, Bruna Alves. Autismo, Narrativas Maternas e Ativismo dos Anos 1970 a 20081. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp.511-526.  Epub Aug 13, 2020. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0169.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos históricos relacionados ao autismo no Brasil ao longo das décadas de 1970 a 2008. Analisamos duas autobiografias elaboradas por mães cujos filhos receberam o diagnóstico de autismo entre os anos 1970 e 1980. Os escritos dessas mulheres foram produzidos em momentos distintos (uma em 1988 e outra em 2008) e são aqui compreendidos como fontes pertinentes para se produzir histórias que iluminam questões relativas ao ativismo materno no período em foco a partir da perspectiva feminina. Concluímos que os dois documentos analisados demonstram que a família, no caso do espectro autista, foi um sujeito fundamental no desenvolvimento de uma incipiente rede de proteção aos autistas, em um momento de transição democrática no país. Apesar da distância temporal das narrativas, é possível verificar elementos em comum entre elas, como as motivações para escrever sobre o assunto, o papel das associações de mães e pais de autistas e as dificuldades em encontrar serviços adequados para as necessidades de seus filhos. Também se encontram nelas diferenças, principalmente no olhar acerca do ativismo materno.

Keywords : Autismo; Maternidade; Ativismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )