SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Mothers with Disabilities and Motherhood: Everyday Life, Support Networks and Relationship with SchoolCross-Cultural Adaptation of the Assessment Tool the Short Child Occupational Profile (SCOPE) to Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SA, Ana Luiza DE FRANÇA  and  MARSICO, Giuseppina. A Institucionalização Escolar e sua Contribuição para a Produção de Transtornos de Aprendizagem: um Estudo sobre a Subjetividade Social da Escola. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0003.  Epub Aug 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0003.

A subjetividade expressa uma qualidade específica da experiência do indivíduo marcada pela cultura ao integrar os elementos simbólicos à emocionalidade que constituem os sujeitos e seus contextos simultaneamente. A partir do referencial teórico da subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica, a presença do diagnóstico de transtorno de aprendizagem na escola é entendida como fenômeno da subjetividade social. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi compreender como o diagnóstico de transtorno de aprendizagem se integra à subjetividade social da escola. O estudo foi realizado em uma escola de anos iniciais do Ensino Fundamental de Brasília, Distrito Federal. O método e os procedimentos de análise basearam-se na Epistemologia Qualitativa com o uso de uma diversidade de instrumentos escritos e não-escritos aplicados com os profissionais da escola, entre os quais três professores se constituíram como informantes privilegiados. Por meio da produção de indicadores, construiu-se a hipótese de que a institucionalização escolar contribui para a produção de transtornos de aprendizagem. Nesse sentido, é apresentado um modelo teórico, o qual representa a configuração da subjetividade social da escola da qual a institucionalização escolar faz parte. Conclui-se que a incorporação do diagnóstico de transtorno de aprendizagem na rotina pedagógica colabora para um refinamento científico da exclusão de alunos que destoam das expectativas escolares.

Keywords : Escola; Diagnóstico clínico; Subjetividade; Teoria sócio-histórico-cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )