SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Production of Knowledge about Motor Development and Autistic Spectrum Disorder: a Biliometric ReviewDeaf Child as a Subject of the Gaze: Childhood and Deafness in Education Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ALMEIDA, Amanda Ramos; OLIVEIRA, Rafaela Machado Ferreira de; MANTOVANI, Heloísa Briones  and  ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado. Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0131.  Epub Nov 20, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131.

Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características clínicas que podem levá-las a terem desafios em compreender e participar do novo contexto mundial e estarem sujeitas a sofrerem os impactos causados pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar se a pandemia trouxe impactos para crianças e adolescentes com TEA. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, DOAJ, BVS, SciELO e Oásis. Foram incluídos apenas estudos que tiveram como público crianças e adolescentes com TEA. Após as buscas, um total de 28 artigos foram incluídos para a análise da revisão. Os resultados apontam que aspectos relacionados ao comportamento, à saúde mental, à rotina, à interrupção dos atendimentos presenciais e ao contexto familiar e escolar apresentaram maiores impactos negativos, enquanto comunicação e socialização tiveram impactos positivos. Não foram identificados muitos estudos em relação aos impactos da pandemia sobre os aspectos motores e a mudança dos atendimentos para telemonitoramento. Concluiu-se que a pandemia causou impactos significativos em crianças e adolescentes com TEA; assim sendo, com a retomada das atividades presenciais, esse público precisará de maior atenção.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; Terapia Ocupacional; Covid-19; Infância; Impactos da pandemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )