SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Produção do Conhecimento sobre Desenvolvimento Motor e Transtorno do Espectro Autista: uma Revisão BibliométricaA Criança Surda como Sujeito do Olhar: Infância e Surdez nas Pesquisas em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

ALMEIDA, Amanda Ramos; OLIVEIRA, Rafaela Machado Ferreira de; MANTOVANI, Heloísa Briones  e  ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado. Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0131.  Epub 20-Nov-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131.

Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características clínicas que podem levá-las a terem desafios em compreender e participar do novo contexto mundial e estarem sujeitas a sofrerem os impactos causados pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar se a pandemia trouxe impactos para crianças e adolescentes com TEA. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, DOAJ, BVS, SciELO e Oásis. Foram incluídos apenas estudos que tiveram como público crianças e adolescentes com TEA. Após as buscas, um total de 28 artigos foram incluídos para a análise da revisão. Os resultados apontam que aspectos relacionados ao comportamento, à saúde mental, à rotina, à interrupção dos atendimentos presenciais e ao contexto familiar e escolar apresentaram maiores impactos negativos, enquanto comunicação e socialização tiveram impactos positivos. Não foram identificados muitos estudos em relação aos impactos da pandemia sobre os aspectos motores e a mudança dos atendimentos para telemonitoramento. Concluiu-se que a pandemia causou impactos significativos em crianças e adolescentes com TEA; assim sendo, com a retomada das atividades presenciais, esse público precisará de maior atenção.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Terapia Ocupacional; Covid-19; Infância; Impactos da pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )