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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
ALMEIDA, Amanda Ramos; OLIVEIRA, Rafaela Machado Ferreira de; MANTOVANI, Heloísa Briones e ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado. Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0131. Epub 20-Nov-2023. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131.
Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características clínicas que podem levá-las a terem desafios em compreender e participar do novo contexto mundial e estarem sujeitas a sofrerem os impactos causados pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar se a pandemia trouxe impactos para crianças e adolescentes com TEA. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, DOAJ, BVS, SciELO e Oásis. Foram incluídos apenas estudos que tiveram como público crianças e adolescentes com TEA. Após as buscas, um total de 28 artigos foram incluídos para a análise da revisão. Os resultados apontam que aspectos relacionados ao comportamento, à saúde mental, à rotina, à interrupção dos atendimentos presenciais e ao contexto familiar e escolar apresentaram maiores impactos negativos, enquanto comunicação e socialização tiveram impactos positivos. Não foram identificados muitos estudos em relação aos impactos da pandemia sobre os aspectos motores e a mudança dos atendimentos para telemonitoramento. Concluiu-se que a pandemia causou impactos significativos em crianças e adolescentes com TEA; assim sendo, com a retomada das atividades presenciais, esse público precisará de maior atenção.
Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Terapia Ocupacional; Covid-19; Infância; Impactos da pandemia.