SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Full Financial Education Programmes for People with Disabilities: a Scoping ReviewTHE NEGATIVE EFFECTS OF USING THE GIFTEDNESS LABEL: A NARRATIVE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

COSTA, Ailton Barcelos da; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali  and  ELIAS, Nassim Chamel. Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0226.  Epub July 20, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0226.

Este trabalho teve por objetivo descrever os efeitos da pandemia de covid-19 para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto educacional, em publicações de livre acesso da literatura científica nacional e internacional. Como método, foi feito o levantamento sistemático no Portal de Periódicos da Capes, entre janeiro de 2020 e julho de 2021, em que os critérios de inclusão dos estudos eram a sua disponibilidade na íntegra nas bases de dados e serem estudos com entrevistas com pais/responsáveis de crianças com diagnóstico de TEA ou entrevistas com docentes ou coordenadores de escolas em que havia crianças com diagnóstico de TEA inclusas. Para análise, sete artigos foram selecionados. Como resultados, foi possível observar as dificuldades com relação à educação, vivenciadas pelas famílias durante o período de isolamento. Eles também indicam que, quanto aos serviços de educação remota das crianças com TEA, existe a necessidade da atenção às especificidades desses alunos.

Keywords : Autismo; Educação Inclusiva; Isolamento social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )