SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Programas Integrais de Educação Financeira para Pessoas com Incapacidade: uma Revisão de LiteraturaLOS EFECTOS NEGATIVOS DEL USO DE LA ETIQUETA DE SUPERDOTACIÓN: UNA REVISIÓN NARRATIVA1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

COSTA, Ailton Barcelos da; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali  y  ELIAS, Nassim Chamel. Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0226.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0226.

Este trabalho teve por objetivo descrever os efeitos da pandemia de covid-19 para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto educacional, em publicações de livre acesso da literatura científica nacional e internacional. Como método, foi feito o levantamento sistemático no Portal de Periódicos da Capes, entre janeiro de 2020 e julho de 2021, em que os critérios de inclusão dos estudos eram a sua disponibilidade na íntegra nas bases de dados e serem estudos com entrevistas com pais/responsáveis de crianças com diagnóstico de TEA ou entrevistas com docentes ou coordenadores de escolas em que havia crianças com diagnóstico de TEA inclusas. Para análise, sete artigos foram selecionados. Como resultados, foi possível observar as dificuldades com relação à educação, vivenciadas pelas famílias durante o período de isolamento. Eles também indicam que, quanto aos serviços de educação remota das crianças com TEA, existe a necessidade da atenção às especificidades desses alunos.

Palabras clave : Autismo; Educação Inclusiva; Isolamento social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )