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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

FRAGA, Naiza Fernandes  e  SILVA, Ana Paula Salles da. O Paradesporto como Conteúdo da Educação Física Escolar: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0161.  Epub 26-Set-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0161.

Os paradesportos são práticas esportivas criadas ou modificadas para as pessoas com deficiência (PcD) e, como manifestação da cultura corporal, devem estar presentes no currículo da Educação Física na escola. Assim sendo, este artigo tem como objetivo analisar o trato pedagógico e seus efeitos em intervenções relacionadas ao paradesporto na Educação Física escolar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática, seguindo as principais etapas propostas pelo PRISMA 2020, de publicações em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Das 9.188 publicações inicialmente identificadas, foram selecionados 14 estudos. Os resultados indicam que os artigos investigados, ainda que demonstrem avanços na relação atitudinal frente às PcD, após diferentes tipos de intervenção com o paradesporto, não abordam as diferentes dimensões que envolvem a cultura do paradesporto no trato pedagógico desse conteúdo na Educação Física escolar, o que implica a demanda por novos estudos.

Palavras-chave : Paradesportos; Educação Física escolar; Conteúdo.

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