SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02  suppl.01Reforma universitária em crise: gestão, estrutura e território author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

"Por um modelo europeu de ensino superior": comentários ao "Rapport Jacques Attali" sobre a reforma do ensino superior francês. Avaliação (Campinas) [online]. 1998, vol.03, n.02, suppl.01, pp.23-26. ISSN 1414-4077.

Recente relatório sobre o ensino superior francês, elaborado por uma comissão sob a presidência de Jacques Attali, ex-assessor especial do Presidente François Mitterrand, analisa a estrutura do sistema, propondo sua reforma na perspectiva da construção de "um modelo europeu de ensino superior". Desde a principal reforma da França do após-guerra, realizada pelo Ministro Edgard Faure sob o efeito de Maio de 68, em que foi concedida autonomia às universidades e estabelecido o sistema de ensino superior tecnológico (IUT), tem havido nos sucessivos governos reformas parciais. O "Rapport Attali", elaborado por uma equipe de dezesseis especialistas, apoiando-se em consultas a dirigentes das instituições de ensino superior e suas associações, sindicatos patronais e de trabalhadores, representantes governamentais e parlamentares, propõe-se a uma reformulação ampla do ensino superior, com propostas inovadoras dentro da tradição francesa.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )