SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 issue02La evaluación institucional de la Universidad Central de Venezuela (U.C.V.): su fundamentación teórica y procedimental, alcances, logros y limitacionesCalma, que o "Provão" é manso! author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SANTOS, Acácia A. Angeli dos et al. Habilidades básicas de universitários ingressantes. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.02, pp.33-45. ISSN 1414-4077.

Este estudo avaliou a Compreensão em Leitura (CL), Conhecimentos Gerais (CG), Raciocínio Lógico Dedutivo (RLD), Raciocínio Abstrato (RA), Raciocínio Espacial (RE), e Julgamento Moral (JM) de 720 alunos ingressantes nos cursos de Medicina, Odontologia, Administração e Psicologia, 66% entre 18 e 21 anos e 66% mulheres. A análise fatorial indicou a presença de três fatores: (a) juízo moral pré convencional e convencional, (b) inteligência cristalizada (CL, CG, RLD e juízo moral pós convencional), (c) inteligência fluida (RA, RE e RLD), sendo que todos os coeficientes de correlação entre as provas foram positivos e significativamente diferentes de zero. A análise dos resultados permitiu, ainda, verificar que alunos de cursos com maior taxa de seleção apresentam melhor desempenho nas provas CL, CG, RLD e RE e identificar a existência de diferenças significativas gênero. Finalmente, os dados apontam para correlações entre as provas e o rendimento acadêmico. Sugere-se a  realização de estudos longitudinais que avaliem o impacto do curso superior sobre as habilidades iniciais dos alunos, indo além da mera avaliação do produto final, tal como proposto pelo Exame Nacional de Cursos, que pode apenas estar refletindo as diferenças iniciais existentes antes do ingresso na universidade.

Keywords : Avaliação Psicoeducacional; Aprendizagem e Desempenho Acadêmico de Universitários; Raciocínio Dedutivo e Indutivo; Compreensão em Leitura; Conhecimentos Gerais; Julgamento Moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )