SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número03A abordagem etnográfica para o estudo da avaliação do rendimento acadêmico em curso de pós-graduação em ciências agronômicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

NICOLA, Anair Lazzari  e  CUNHA, Káthia de Carvalho. Avaliação de desempenho docente em estágio probatório em uma instituição pública de ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.03, pp.47-54. ISSN 1414-4077.

Este estudo qualitativo objetivou resgatar as percepções dos avaliados e dos avaliadores sobre o processo de Avaliação Docente em Estágio Probatório em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Estado do Paraná; compreender esse processo e instrumentalizar a Instituição para o seu aperfeiçoamento. Utilizou-se o método de estudo de caso e a técnica da entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos, submetidos a técnica de análise de conteúdo, deram origem a quatro categorias empíricas com as respectivas subcategorias. A análise e interpretação dos dados demonstraram que o processo de avaliação não foi participativo, não houve envolvimento dos docentes e, estes, manifestaram atitude coerente com a transição da consciência ingênua para a tomada de consciência, o que limitou suas contribuições para o aperfeiçoamento do processo de avaliação.

Palavras-chave : Avaliação Docente; Avaliação de Desempenho; Avaliação em Instituição de Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )