SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3The Academic Journey: 12 Stages to Scientific RecognitionThe contribution of postdoctoral fellows with CAPES scholarships to the scientific production set: the UFRRJ case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

BARATA, Rita de Cássia Barradas. Avaliação da produção acadêmica. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.429-445. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300003.

Este artigo discute alguns aspectos da avaliação da produção científica, motivos, complexidade e razões para realizá-la. São apresentadas diferentes unidades de análise quais sejam as universidades, as faculdades, os grupos de pesquisa, os cursos de graduação ou pós-graduação, os pesquisadores ou docentes. Várias dimensões de avaliação dos produtos, tais como o volume da produção, a qualidade acadêmica, a relevância social, o impacto acadêmico e a inovação são brevemente discutidas. As abordagens quantitativas ou cientométricas e as abordagens qualitativas baseadas na revisão por pares são apresentadas com suas vantagens e desvantagens. Finalmente são apresentados alguns modelos de avaliação, combinando ou não esses enfoques.

Keywords : avaliação da produção acadêmica; indicadores quantitativos; avaliação por pares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )