SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3A pós-graduação sob a perspectiva dos egressos: um estudo de autoavaliaçãoUso de modelo de utilidade para avaliação de cursos de graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

ZIMMERMANN, Melissa Maria de Souza  y  ALVES, Lourdes. Proposta de instrumento de meta-avaliação da autoavaliação institucional na educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.493-512. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300006.

Para as Instituições de Ensino Superior (IES), os processos avaliativos são transformadores, na medida que apresentam argumentos para desencadear esse movimento. Sendo a autoavaliação o ponto de partida para o processo avaliativo no âmbito da educação superior, este trabalho tem como objetivo propor um protótipo de instrumento de meta-avaliação para utilização na avaliação do processo e dos resultados da autoavaliação institucional de IES brasileiras. Para atender a este objetivo foram realizadas três etapas da pesquisa as quais, em conjunto, buscaram identificar atributos, critérios e indicadores para compor o referido instrumento. As etapas foram: pesquisa bibliográfica, análise documental dos relatórios de autoavaliação institucional e levantamento (Survey) aplicado com os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das IES do Estado de Santa Catarina, por meio de questionário. A partir da análise dos dados coletados, foi possível definir os elementos mais relevantes para a elaboração do protótipo de instrumento de meta-avaliação aplicável à autoavaliação institucional apresentado como resultado deste estudo, a fim de buscar qualificar continuamente este processo que visa a melhoria da educação superior brasileira. Por tratar-se de um protótipo, recomenda-se a continuidade da pesquisa com a aplicação do instrumento de meta-avaliação pelas CPAs das IES brasileiras, como forma de testagem e abertura para novas discussões sobre o assunto.

Palabras clave : meta-avaliação; autoavaliação institucional; avaliação da educação superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )