SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03História da ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves consideraçõesA pesquisa e o ensino de ciências: relato de uma experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ARRUDA, Sérgio M.  y  LABARU, Carlos E.. Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 1996, vol.03, pp.14-24. ISSN 1516-7313.

Temos observado que os principais argumentos utilizados por grande parte dos professores, alunos e livros-texto para justificar a necessidade das atividades experimentais em sala de aula se apoiam majoritariamente em uma concepção de Ciência ultrapassada, que poderíamos chamar indutivista-verificacionista. Nesse trabalho, discutimos essa concepção e procuramos oferecer uma resposta alternativa ao problema da função do experimento no ensino de Ciências, baseada na visão de Thomas Kuhn sobre o desenvolvimento científico Algumas implicações para o ensino de Ciências são também discutidas.

Palabras clave : Indutivismo; Verificacionismo; Visao de Kuhn do Desenvolvimento Científico; Adequação Paradigma-Realidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )