SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNAO lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GALVAO, Viviane Souza  e  BRANCO, Ângela Castelo. Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.235-251. ISSN 1516-7313.

Tendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de “linguagem escrita”. Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência.

Palavras-chave : Epistemologia; Linguagem; Fonoaudiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )