SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue04Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambiçãoA formação dos professores que ensinam física no ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PINHAO, Francine  and  MARTINS, Isabel. Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.819-836. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho traçamos um breve histórico sobre a relação entre os temas saúde e ambiente, e apresentamos uma revisão de literatura nacional que mapeia os principais campos onde a temática vem sendo pesquisada. A partir de tal discussão, refletimos mais especificamente sobre o modo pelo qual estes temas têm sido inseridos na escola, e advogamos a favor de um enfoque que vincule a saúde ambiental à saúde humana, buscando ampliar as possibilidades da construção de um ensino de ciências que lide com abordagens multidimensionais. Por fim, sinalizamos para a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de profissionais na área de ciências, professores e bacharéis, a fim de impulsionar práticas interdisciplinares.

Keywords : Saúde e Ambiente; Ensino de Ciências; Educação em Saúde; Educação Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )