SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue04A formação dos professores que ensinam física no ensino médioConcepciones epistemológicas del profesorado de biología en ejercicio sobre la enseñanza de la biologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

NICIOLI JUNIOR, Roberto Bovo  and  MATTOS, Cristiano. História e memória do ensino de física no Brasil: a Faculdade de Medicina de São Paulo (1913-1943). Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.851-873. ISSN 1516-7313.

Este trabalho apresenta um recorte histórico do ensino de Física na Faculdade de Medicina de São Paulo no período de 1913 a 1943. Vimos que o curso superior de Física foi essencial no remodelamento curricular da Física secundária. Destacamos a seleção cultural escolar por meio dos livros didáticos, apontando para aqueles que influenciaram e guiaram as mudanças curriculares da instituição, cujo enfoque curricular, no ensino de Física, foi criado em virtude de uma necessidade social. Mergulhamos nas práticas escolares por meio das relações microscópicas entre o que se estudava e que encontramos materializado nas avaliações do conteúdo de Física. Dessa forma, expusemos tradições pedagógicas, procedimentos e condutas sobre o cotidiano escolar da instituição que visavam aprimorar o ensino de Física. Assim, as questões e exercícios das provas analisadas, foram necessidades pedagógicas criadas dentro e para a escola, que não são constantes e uniformes, uma vez que dependem da sociedade, do público escolar e das matérias.

Keywords : Livro Didático; Ensino de Física; Prática de Ensino; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )