SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número03Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire.As escalas local e global apresentadas em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves  e  TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.03, pp.687-702. ISSN 1516-7313.

RESUMO Neste trabalho discute-se, a partir do referencial de Vigotski, como ocorreu o processo de significação sobre borboletas em duas crianças de quatro anos, que se diferenciam de modo contrastante pelas formas de utilizarem as linguagens: um menino que desenhava muito e falava pouco, e uma menina que falava muito e desenhava pouco. Levar em conta as duas formas de expressão permitiu a constatação de que, nos dois casos, houve internalização de conhecimentos. Considera-se que só foi possível fazer essas constatações em decorrência do cuidado metodológico de "dar voz" às crianças por meio de linguagens diferentes, o que possibilitou que tanto a menina como o menino pudessem atribuir significados aos insetos estudados. A partir desta análise, são apontadas algumas das condições necessárias para o desenvolvimento de atividades de ciências com o público infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil;; Ensino de Ciências; Linguagem Verbal; Desenho Infantil; Metodologia da Pesquisa.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )