SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Memory, cognition and affectivity: a study about processes of recalling during High School Physics classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PINTO, Joaquim; SILVA, Jaime Carvalho e  and  BIXIRAO NETO, Teresa. Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA: revisão integrativa. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.837-853. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040002.

A presente revisão integrativa tem como objetivo conhecer os principais fatores influenciadores dos resultados de estudantes portugueses e brasileiros nas edições do PISA, de 2000 a 2012, de acordo com a literatura publicada. Identificaram-se cinco fatores e dez subfatores. Os fatores mais determinantes nos estudos considerados são o sistema educativo, o contexto socioeconômico dos estudantes e as características das escolas. Esta revisão integrativa evidencia que há uma multiplicidade de fatores que afetam o desempenho de estudantes no PISA, tanto em Portugal como no Brasil. Ressalta também a lacuna significativa de estudos na literatura, havendo fatores que são pouco ou mesmo nada estudados em ambos os países. Existe, assim, uma necessidade de maior investimento em investigação na área, aproveitando o manancial de dados gerados pelo PISA.

Keywords : PISA; Letramento em matemática; Desempenho; Sistema educativo; Brasil; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )