SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didáticaHistórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

RATZ, Sofia Valeriano Silva  y  MOTOKANE, Marcelo Tadeu. A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.951-973. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040008.

Este trabalho parte da análise das interações discursivas e da argumentação e sua relação com o ensino de ciências. O objetivo é analisar quais os aspectos epistêmicos na construção dos dados de argumentos a partir de dados fornecidos pelo material didático. Utilizamos o modelo de Toulmin para identificarmos o argumento em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia, que aplicamos com professores em um curso de curta duração. Aplicamos dois sistemas de categorias nos episódios - as Práticas Epistêmicas e os Movimentos Epistêmicos - para analisarmos os aspectos epistêmicos desse processo. Os resultados indicam que há diferenciação dos aspectos epistêmicos de episódios que apresentam dados fornecidos com suportes teóricos mais simples daqueles mais complexos. Assim, dados fornecidos gerais demandam menor quantidade de Movimentos Epistêmicos e de Práticas Epistêmicas. Já os dados fornecidos específicos requerem do formador uma maior diversidade de Movimentos Epistêmicos e Práticas Epistêmicas, pelos professores.

Palabras clave : Movimentos epistêmicos; Práticas epistêmicas; Argumentação; Ensino de ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )