SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Structural mapping of analogies used in a class about chemical kineticsProficiency assessment in concept mapping from the structural analysis of the propositional network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ROSA, Lívia Maria Ribeiro; SUART, Rita de Cássia  and  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.51-70. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004.

As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.

Keywords : Ensino de química; Alfabetização científica; Ensino por investigação; Formação inicial de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )