SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética químicaAvaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ROSA, Lívia Maria Ribeiro; SUART, Rita de Cássia  e  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.51-70. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004.

As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.

Palavras-chave : Ensino de química; Alfabetização científica; Ensino por investigação; Formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )