SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Analyses of the personal didactic models presented by a group of teachers training to teach ChemistryThe game in chemical education and the mobilization of attention and emotion in the appropriation of scientific content: contributions of historical-cultural psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ANDRADE, Rosivânia da Silva  and  VIANA, Kilma da Silva Lima. Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.507-522. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020014.

A experimentação apresenta contribuições significativas para o Ensino da Química, mas não é possível inovar o ensino se a sua avaliação se prende aos moldes tradicionais, quantitativos e classificatórios. Assim, esse estudo busca analisar o processo avaliativo vivenciado em aulas experimentais pelos professores de Química do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco, campus Vitória. A metodologia de pesquisa foi organizada como um Ciclo da Experiência Kellyana e a análise de dados teve como base as Gerações da Avaliação propostas por Guba e Lincoln. Ao final da pesquisa os sujeitos pesquisados puderam rever suas concepções de avaliação e alguns apresentaram concepções e práticas inovadoras, características de uma Avaliação de Quarta Geração. Embora outros professores tivessem apresentado prática mais distante da Quarta Geração, após a vivência da experiência, puderam se aproximar um pouco mais de concepções com indicativos da perspectiva da avaliação mediadora.

Keywords : Ensino de química; Ensino médio; Experimentação; Avaliação da aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )