SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas SustentáveisAs vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Juliana Boanova  e  LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21069.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210069.

Este artigo tem como objetivo problematizar a minoria feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e verificar como se dá o incentivo às meninas e mulheres, principalmente na área da Educação Matemática. Para isso, analisamos o documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) intitulado Decifrar o código, que relata como está ocorrendo a inserção das mulheres nessas áreas e divulga o panorama da participação e do desempenho das meninas ao redor de todas as regiões do mundo, identificando fatores influenciadores nos âmbitos individual, familiar, escolar e social. Este documento faz parte da agenda global, que tem como foco alcançar 30 objetivos específicos, sendo o 5o a promoção da igualdade de gênero. Assim, é possível dizer que a escolha da minoria feminina não ocorre por acaso e que os principais âmbitos influenciadores podem desconstruir essa realidade.

Palavras-chave : Educação matemática; Mulheres; Igualdade de gênero; UNESCO; Agenda global.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )