SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The multiple actions of animals and the possibilities of an interdisciplinary approach in Biology TeachingA pragmatic reading of Bruno Latour’s work and the implications for Science Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FRAGA, Lisiane Abruzzi de  and  BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. A participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23036.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230036.

Consideramos que atividades que permitam compreender como os diferentes modos de produção e de cultura afetam o ambiente e as pessoas que compartilham a vida neste planeta, não ocultando os conflitos socioambientais e estimulando a participação social, podem potencializar a criação de sociedades socioambientalmente justas. Reconhecendo na escola um espaço privilegiado para esse trabalho, objetivamos compreender possibilidades e limites de ação das pessoas em sociedade visando o bem viver, por meio da análise dos discursos em atividades que envolvem problemas socioambientais vivenciados por estudantes da educação básica. Estudantes experimentaram diferentes papéis sociais por meio de personagens e situações dramatizadas e debatidas. Resultados indicaram que possibilidades podem surgir na movimentação de discursos entre as formações ideológicas estáveis e as conversações cotidianas, com a decolonização de saberes, implicando o rompimento com interpretações genéricas e abstratas da realidade, bem como o inter-relacionamento entre conhecimentos, valores e participação, para superar visões subjetivistas e objetivistas a respeito dessa problemática.

Keywords : Educação ambiental; Educação básica; Teatro-ação; Análise do discurso; Decolonização de saberes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )