SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escolaLivro didático e cultura da impressão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MENEGAZ, Jouhanna do Carmo et al. Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e176325.  Epub 30-Jul-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325.

Ao ensinar, o professor raciocina e age pedagogicamente, com vistas a transformar o conteúdo disciplinar em aprendizagem. Entretanto, em um contexto educacional, mais do que pela intenção do professor, a aprendizagem se produz pela capacidade de estabelecimento de uma relação dialógica entre professores e estudantes. Tendo isso em vista, este estudo coletivo de casos com abordagem qualitativa tem o objetivo de analisar obstáculos ao encontro pedagógico entre professoras e estudantes de enfermagem de universidade pública e privada da Região Sul do Brasil. Participaram do estudo duas professoras universitárias da área de enfermagem e os estudantes das disciplinas ministradas por elas. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2014 e julho de 2015 e envolveu documentos, entrevistas e observação, delineados em fases orientadas pelos construtos de Shulman. Os dados foram analisados pelo método das comparações constantes de Strauss e Corbin, e os resultados apresentam-se articulados nas metacategorias: ação e raciocínio pedagógico como obstáculo; compreensão e atitude do estudante como obstáculo; e táticas de negação aos obstáculos. Apontam-se como obstáculos as fases de compreensão, transformação e ensino da ação e raciocínio pedagógico das professoras; compreensão e expectativas dos estudantes; atitudes de ambos diante de contrariedades. Sugere-se o compartilhamento de expectativas, intenções e avaliações mais francas entre professores e estudantes para o fortalecimento do encontro pedagógico.

Palabras clave : Enfermagem; Estudantes; Professores; Aprendizagem; Obstáculos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )