SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literáriaErros em esquemas de demonstração com números complexos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SANTOS, Adriana Regina de Jesus  e  GONCALVES, José Alexandre. A essência e a aparência no contexto curricular da licenciatura no curso de geografia da Universidade Estadual de Londrina. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e236020.  Epub 20-Jan-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248236020.

O artigo analisa os preceitos da Resolução nº 02/2015 e o novo currículo objetivado no curso de licenciatura em geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) a partir das exigências de tal normativa. Nas bases do método dialético, o estudo abordou documentos oficiais, especialmente o eixo formativo específico da profissionalização do professor, e apreciou a categoria analítica aqui definida como aparência, tendo, como suporte comparativo, outros trabalhos em contextos e realidades semelhantes. Ao longo da análise, por força do método, apresentam-se alguns questionamentos ao plano aparente do objeto, reconhecendo que a aparência precisa estar bem elucidada, pois, em muitos momentos, ela revela ao observador a essência do concreto. Isso posto, ao analisar as ementas das disciplinas, foi possível evidenciar algumas fragilidades no processo formativo do professor de geografia. Assim, pondera-se que a licenciatura é um curso que necessariamente deve ter identidade e se fundamentar nas bases teóricas da educação. Desse modo, é preciso repensar o elenco de disciplinas e seus temas para abranger o entendimento da complexidade do campo profissional, evitando dessa maneira, pensar a formação do futuro professor de geografia em uma perspectiva pragmática e utilitarista, aspectos bastante veiculados na literatura acadêmica sobre o campo.

Palavras-chave : Educação; Currículo; Licenciatura; Geografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )