SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Validation of an evaluation instrument for the flipped classroom active methodologyIn the palimpsest of the classroom: the legitimation of disputed literary works at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SOUSA, Richarles de Araújo; LOBAO, Mário Sérgio Pedroza  and  FREITAS, Renata Gomes de Abreu. Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e251296.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349251296por.

Este estudo descreve os resultados de uma investigação a respeito das características do ensino da educação financeira, em uma das unidades de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Nesse sentido, objetivou-se verificar e caracterizar, sob a perspectiva docente, se e como ocorre a prática transversal da educação financeira no currículo dos cursos técnicos integrados, observando se tais práticas correspondem ao estabelecido pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, da qual participaram dezesseis docentes. Os dados foram coletados via aplicação de um questionário organizado com perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação dos dados baseou-se na metodologia de tematização. O estudo mostrou que a prática de educação financeira, à luz da nova BNCC ainda não foi implementada no lócus de estudo e que ainda não há vestígios que apontem para iniciativas de inserção transversal da temática, o que acaba por desfavorecer a formação integral dos estudantes.

Keywords : Educação financeira; BNCC; Formação integral; Transversalidade; Ensino médio integrado.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )