SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertidaNo palimpsesto da sala de aula: a legitimação de obras literárias em disputa na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SOUSA, Richarles de Araújo; LOBAO, Mário Sérgio Pedroza  y  FREITAS, Renata Gomes de Abreu. Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e251296.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349251296por.

Este estudo descreve os resultados de uma investigação a respeito das características do ensino da educação financeira, em uma das unidades de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Nesse sentido, objetivou-se verificar e caracterizar, sob a perspectiva docente, se e como ocorre a prática transversal da educação financeira no currículo dos cursos técnicos integrados, observando se tais práticas correspondem ao estabelecido pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, da qual participaram dezesseis docentes. Os dados foram coletados via aplicação de um questionário organizado com perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação dos dados baseou-se na metodologia de tematização. O estudo mostrou que a prática de educação financeira, à luz da nova BNCC ainda não foi implementada no lócus de estudo e que ainda não há vestígios que apontem para iniciativas de inserção transversal da temática, o que acaba por desfavorecer a formação integral dos estudantes.

Palabras clave : Educação financeira; BNCC; Formação integral; Transversalidade; Ensino médio integrado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )