SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito FederalEducação física no ensino médio daEducação de Jovens e Adultos: (im) possibilidades pedagógicas sobre o corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ALVES, Fabíola Fernanda do Patrocínio  e  FAVACHO, André Márcio Picanço. Experiência de si de crianças com deficiência: da vida precária à coragem da existência. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e255083.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349255083por.

O presente artigo visa apresentar um panorama geral de uma pesquisa de doutorado em Educação. O objetivo do estudo foi analisar a experiência de si de duas crianças com deficiência, estudantes de duas escolas municipais de Belo Horizonte (uma criança cega e outra com deficiência física, usuária de cadeira de rodas). Trata-se de uma pesquisa que toma como principal referência as propostas do filósofo Michel Foucault, sobretudo os aportes teórico-metodológicos da ética. Para cumprir a proposta de fazer o relato da pesquisa, o artigo apresenta os aspectos metodológicos mais relevantes; realiza uma discussão sobre infância, deficiência e inclusão; discute as noções de ética e experiência na obra foucaultiana e, por fim, analisa a atividade ética das crianças, evidenciando como elas constroem uma experiência de si. Como conclusão, tenta evidenciar que, embora essas crianças estejam inseridas em um campo escolar permeado por práticas discursivas e não discursivas que tentam submetê-las a situações de normalização e rejeição, elas empreendem um trabalho ético a favor da liberdade. A despeito da vida precária que possuem, as crianças enfrentam, de maneira corajosa, saberes e poderes, a fim de produzirem linhas de deriva que as possibilitam potencializar e afirmar suas existências.

Palavras-chave : Deficiência; Infância; Ética; Experiência; Coragem da verdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )