SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Referenciais freireanos para a prática da avaliaçãoA avaliação como prática de investigação e análise da produção escrita em matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

CUPOLILLO, Amparo Villa. Avaliação da aprendizagem escolar e a educação física: processos regulatórios e possibilidades emancipatórias. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.25-34. ISSN 1519-3993.

A credibilidade nas medidas decorrentes dos processos avaliativos em diversos níveis educacionais parece ter, nos últimos anos, logrado patamares elevados. Sendo a Educação Física, por razões históricas, uma disciplina que possui certo afrouxamento em seu processo avaliativo, muitos professores reivindicam o direito efetivo de retenção do aluno como forma de atingir um status igual ao das demais disciplinas. O ponto de vista posto, aqui, em discussão, busca refletir sobre uma possível contraposição a essa suposta “desvantagem” da Educação Física, ou seja, sobre a possibilidade de que o afrouxamento da pressão da reprovação possa permitir uma vantagem para a Educação Física, permitindo ao trabalho pedagógico ser encaminhado para uma perspectiva emancipatória e libertadora.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Educação Física; Emancipação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )