SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A avaliação institucional no ensino superior privado na percepção de professores e coordenadoresProvão e Enade em debate no JC e-mail: 2002 a 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FERRAZ, Bruna Tarcília. Avaliação em educação: um estudo sobre as políticas de avaliação institucional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.99-110. ISSN 1519-3993.

O trabalho analisa as políticas de avaliação para a educação superior dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A política de avaliação, no governo FHC, caracterizou-se pela preocupação com o desempenho institucional por meio de iniciativas de avaliação isoladas. A avaliação assumiu um caráter somativo e classificatório, por basear-se numa concepção tecnicista que enfatizava o controle por desempenho e a produtividade, segundo uma lógica economicista-instrumental. No governo Lula, a política de avaliação caracterizou-se pela visão sistêmica, sendo o SINAES um reflexo da combinação entre as abordagens quantitativa e qualitativa da avaliação. A concepção de avaliação apresenta-se como formativa no discurso, mas dentro de um modelo progressista, cuja lógica democrático-participativa se insere num projeto avaliativo, que visa produzir processos sociais de compreensão das instituições, buscando a melhoria. Apontamos, assim, para a transição de modelos que possibilitaram o surgimento de uma outra visão de avaliação e educação.

Palabras clave : Política de Avaliação; Regulação; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )