SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Avaliação do ensino superior no contexto da pós- graduaçãoHerança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

GONZAGA, Marta Leardini; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho  y  CASTANHO, Maria Eugênia. Avaliação: reflexão e prática. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.151-160. ISSN 1519-3993.

O objetivo do texto é refletir sobre o tema da avaliação, dada sua importância e relevância no processo de ensino e aprendizagem. Em primeiro lugar, é traçado um histórico do cenário mundial, a partir do qual se percebe a influência dos países capitalistas nas políticas educacionais de todo o mundo, sobretudo no que concerne à avaliação dos processos e projetos educacionais. Subjugada à lógica de mercado desses países, a escola enfrenta crises das mais diversas, visto que perde sua essência. Em seguida, são discutidas as crenças com relação à avaliação em si: seu caráter formativo e sua eficácia e significação. É esboçado o planejamento e a avaliação de uma ação efetivamente educativa. Fez-se necessário, então, definir a idéia de currículo. Para tanto, foi buscado o conceito de Miguel Zabalza, o qual afirma que, por meio do currículo, a escola deve buscar sua própria identidade, de maneira a responder às exigências ou demandas do grupo social a que atende. O texto encerra apontando a necessidade de continuar aprofundando o estudo das questões de ensino, aprendizagem e avaliação.

Palabras clave : Avaliação; Currículo; Planejamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )