SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Avaliação: reflexão e práticaAvaliar: um diálogo da afetividade com a rede de relações desenvolvidas no cotidiano escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

MEZZOMO, Ricardo José. Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.161-172. ISSN 1519-3993.

Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa que objetiva compreender e identificar algumas estratégias educativas em famílias cuja prole possui elevado rendimento escolar. A investigação utilizou questionários e entrevistas com pais e estudantes de um colégio particular da cidade de Blumenau - SC. As análises revelam, dentre outros indicativos, o intenso acompanhamento materno; a leitura e a escrita incentivadas desde a infância; a disciplina nos estudos em casa; o incentivo familiar para se obter excelentes notas e o alto investimento na educação escolar dos filhos. Um dos propósitos deste artigo é oferecer alguns subsídios para o debate sobre os valores agregados nessas famílias, bem como explicitar os mecanismos por elas mobilizados para atingir o rendimento escolar elevado.

Palabras clave : Rendimento Escolar; Estratégias Educativas; Excelência Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )