SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Leitor-autor: o sujeito construtor de sentidoO currículo nos atravessamentos pós-modernos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FERNANDEZ AQUINO, Orlando; PEREIRA, Kenia Maria de Almeida  y  VALDES PUENTES, Roberto. Globalización y enseñanza de lenguas: hacia una clase rizomática. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.29-42. ISSN 1519-3993.

O trabalho inicia-se com a contextualização das condições em que vive a sociedade pós-moderna. Faze- se uma análise dos aspectos econômico-sociais e sócio-lingüísticos para inserir nesse contexto a problemática do ensino de línguas. Combinam-se diferentes enfoques de interpretação do fenômeno que Sygmunt Bauman chamou de modernidade líquida, partindo de autores como Edgar Morin e Nicolau Svcenko. Trabalham-se os conceitos de complexidade, multiculturalismo, pluriculturalismo, multilingüismo, plurilingüismo, rizoma, etc. A teoria do rizoma de Deleuze & Guattari serve de marco para elaboração de uma concepção rizomática da aula de língua, de acordo com as circunstâncias, os problemas e as realidades do mundo de hoje.

Palabras clave : Aula de Língua Estrangeira; Complexidade; Globalização.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )