SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Leitor-autor: o sujeito construtor de sentidoO currículo nos atravessamentos pós-modernos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

FERNANDEZ AQUINO, Orlando; PEREIRA, Kenia Maria de Almeida  e  VALDES PUENTES, Roberto. Globalización y enseñanza de lenguas: hacia una clase rizomática. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.29-42. ISSN 1519-3993.

O trabalho inicia-se com a contextualização das condições em que vive a sociedade pós-moderna. Faze- se uma análise dos aspectos econômico-sociais e sócio-lingüísticos para inserir nesse contexto a problemática do ensino de línguas. Combinam-se diferentes enfoques de interpretação do fenômeno que Sygmunt Bauman chamou de modernidade líquida, partindo de autores como Edgar Morin e Nicolau Svcenko. Trabalham-se os conceitos de complexidade, multiculturalismo, pluriculturalismo, multilingüismo, plurilingüismo, rizoma, etc. A teoria do rizoma de Deleuze & Guattari serve de marco para elaboração de uma concepção rizomática da aula de língua, de acordo com as circunstâncias, os problemas e as realidades do mundo de hoje.

Palavras-chave : Aula de Língua Estrangeira; Complexidade; Globalização.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )