SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Rumos do moinho conservação de recursos naturais e qualidade de vida: uma experiência em educação ambiental não formalEncontros e desencontros entre teoria e prática nos registros avaliativos de matemática de duas escolas estaduais de Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

ALMEIDA, Fabiana Panetto de  and  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Concepções e práticas de educação ambiental na escola pública. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.77-88. ISSN 1519-3993.

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada com professores de Ciências que elaboraram e desenvolveram projetos de Educação Ambiental, buscando identificar as concepções de Educação Ambiental e caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses projetos. Foram sujeitos desta pesquisa três professoras de três escolas públicas de Ensino Fundamental e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações das práticas pedagógicas e análise documental dos projetos. Os resultados revelaram que as diferentes concepções de Educação Ambiental permearam o discurso, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas. Pode-se afirmar que só haverá concretização dos projetos se os professores participarem do planejamento e da elaboração das propostas de Educação Ambiental, tendo em vista que a estrutura, o funcionamento das Escolas Públicas e a fragmentação do currículo escolar impõem determinados obstáculos à prática pedagógica da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Estaduais.

Keywords : Interdisciplinaridade; Professores; Projetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )