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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

ALMEIDA, Fabiana Panetto de  y  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Concepções e práticas de educação ambiental na escola pública. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.77-88. ISSN 1519-3993.

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada com professores de Ciências que elaboraram e desenvolveram projetos de Educação Ambiental, buscando identificar as concepções de Educação Ambiental e caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses projetos. Foram sujeitos desta pesquisa três professoras de três escolas públicas de Ensino Fundamental e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações das práticas pedagógicas e análise documental dos projetos. Os resultados revelaram que as diferentes concepções de Educação Ambiental permearam o discurso, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas. Pode-se afirmar que só haverá concretização dos projetos se os professores participarem do planejamento e da elaboração das propostas de Educação Ambiental, tendo em vista que a estrutura, o funcionamento das Escolas Públicas e a fragmentação do currículo escolar impõem determinados obstáculos à prática pedagógica da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Estaduais.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Professores; Projetos.

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