SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Encontros e desencontros entre teoria e prática nos registros avaliativos de matemática de duas escolas estaduais de Mato GrossoO ensino de filosofia: caracterização, organização e dificuldades no ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

GARUTTI, Selson  y  TOZO, Rosemara. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino fundamental: a formação docente em ciências biológicas. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.101-110. ISSN 1519-3993.

A falta de profissionais capacitados na área da Educação Especial faz com que os portadores de necessidades especiais fiquem excluídos das salas de aula convencionais, dificultando a socialização do indivíduo. Diante dessa situação, a proposta de inclusão escolar constitui-se em um desafio para a prática dos educadores. A inclusão social é considerada o processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir em seus sistemas sociais pessoas com necessidades especiais, para que, simultaneamente, estas possam se preparar para assumir seus papéis na sociedade. O objetivo deste trabalho consiste em identificar, através de uma pesquisa descritiva, as percepções dos graduandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do sistema regular de ensino. A pesquisa constituiu-se tendo como sujeitos participantes alunos do 1º e 4º anos do curso de Ciências Biológicas, sendo que a opção por essas duas séries pode ser justificada pelo fato de caracterizarem duas fases importantes na formação do futuro educador. Verificou-se que a formação do futuro educador é preocupante, pois não há uma preparação contínua no decorrer do curso, uma vez que 50% dos alunos sentem-se despreparados e 31% inseguros para lidar com tal situação. A maioria dos entrevistados tem médio grau de interesse em atuar com alunos especiais, embora, 43% classifiquem como mínimos os conhecimentos adquiridos no transcorrer do curso. Considerando a importância da inclusão social para a socialização desses indivíduos, a formação do professor é fundamental nesse processo.

Palabras clave : Educação Especial; Formação do Professor; Licenciatura em Biologia; Socialização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )