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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

PIMENTEL, Anderson Magno da Silva  y  MONTEIRO, Dawson de Barros. O ensino de filosofia: caracterização, organização e dificuldades no ensino-aprendizagem. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.111-124. ISSN 1519-3993.

O ensino de filosofia é uma atividade que exige criatividade e conteúdo, o docente precisa conhecer a especificidade da filosofia e, antes de tudo, fazer a experiência de uma postura criteriosamente filosófica, postura essa que examina o dito, o pensado; pensando nas razões pelas quais as afirmações figuram na sala de aula. Esse espaço pedagógico, a sala de aula, é um laboratório de aprendizado. Dificuldades não estão fora de tal contexto, pois toda atividade que necessariamente exige conceituação traz as dificuldades próprias de tal atitude. Contemplando a realidade da volta da filosofia ao ensino médio, a pergunta, em tempos de educação ligada à aprovação no vestibular, persiste e aparece na escola: “O que é a filosofia?”. Tal resposta é sim um problema filosófico.

Palabras clave : Aprendizado; Dificuldades; Filosofia.

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