SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Desafios na formação docente: a articulação entre ensino e pesquisaModelo cultural de formação docente: a Revista de Educação (1921-1923) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FRANCA, Fabiane Freire  y  CALSA, Geiva Carolina. Intervenção pedagógica: a contribuição dos estudos de gênero à formação docente. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.21-31. ISSN 1519-3993.

Os professores, ao transmitirem o conhecimento científico escolar sem uma prática consciente da produção dos conceitos, podem reforçar valores hegemônicos, sobretudo quando tratam meninos e meninas de forma diferenciada do ponto de vista do gênero social. O objetivo deste artigo consiste em investigar a possibilidade de ampliação do conceito de gênero apresentado por professores por meio de entrevistas e um processo de intervenção pedagógica, isto é, discussões em grupo sobre o conceito de gênero. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. A partir dessas discussões, foi possível elaborar com os docentes propostas didático-pedagógicas para o ensino do conceito de gênero a alunos de 5ª e 6ª séries, com os quais os participantes da pesquisa atuam. Em vista disso, as categorizações apresentadas neste trabalho buscam fugir de oposições binárias ao considerarmos o contexto permeado por relações de poder no que se refere ao gênero social.

Palabras clave : Educação; Gênero; Intervenção Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )