SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28O construtivismo no programa de formação de professores alfabetizadores: significados, estratégias pedagógicas e objetivos políticoeconômicosInterdisciplinaridade e formação na contemporaneidade: rupturas e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; ALMEIDA, Luana Costa  y  CHALUH, Laura Noemi. Professoras em formação: dimensões do estágio supervisionado. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.79-89. ISSN 1519-3993.

No presente artigo, é descrito a organização e a metodologia utilizadas na disciplina “Estágio Supervisionado nos anos inicias do Ensino Fundamental”, analisando sua contribuição para a formação das futuras professoras no curso de pedagogia de uma universidade pública. A proposta se embasa nas dimensões do trabalho e da gestão como eixos formativos a partir da compreensão dessas como importantes elementos para a constituição profissional de nossas estudantes. Neste artigo, é discutido e problematizado uma proposta para a disciplina, que implicou o desenvolvimento de um projeto de gestão na escola. Para isso foi preciso que outros eixos da organização do trabalho pedagógico fossem considerados durante o estágio. A abordagem acerca da gestão escolar, embora muitas vezes negligenciada como espaço dialogal nas disciplinas de estágio, torna-se dimensão essencial a fim de garantir aos estudantes uma experiência reflexiva para essa dimensão da atuação do profissional egresso do curso de pedagogia.

Palabras clave : Gestão Escolar; Prática Pedagógica; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )