SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Cuidar e educar: reflexões da perspectiva da psicologiaEducação física na educação infantil: estratégias para promover a aprendizagem autorregulada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

MEIRA, Ana Marta. A educação, o brincar e a infância contemporânea. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.173-179. ISSN 1519-3993.

O presente artigo apresenta reflexões sobre a infância contemporânea, o brincar, a educação, a cultura, a cidade e a arte, a partir de uma análise transdisciplinar. As contribuições da Psicologia e da Psicanálise são importantes para o aprofundamento de estudos sobre o tema, problematizando questões referentes à crescente medicalização da infância e sua extensão na educação. As configurações do laço e do espaço social encontram-se articuladas a posições que oscilam entre o automatismo e o incremento de trocas coletivas, sendo o brincar considerado fundamental na educação das crianças e em seu processo de subjetivação.

Palabras clave : Brincar; Cultura; Educação Infantil; Infância Contemporânea; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )