SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Relações na escola da infância: perspectivas teóricas e didático- pedagógicasJustiça social e política educacional: extensão das vagas escolares na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

DAROS, Thuinie Medeiros Vilela  e  PALUDO, Karina Inês. Qual criança? Qual infância? Qual qualidade na educação infantil?. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.151-160. ISSN 1519-3993.

A política educacional brasileira apregoa a necessidade de o atendimento institucional à criança pequena estar pautado no binômio cuidar-educar. Contudo, constata-se uma discrepância no plano de implementação. Pretende-se, com o presente ensaio, argumentar sobre os desafios que são apresentados no que condiz a uma educação que propicie um desenvolvimento integral a todas as crianças pequenas. Abordar-se-ão as questões centradas no acesso à educação, bem como a organização do trabalho pedagógico no interior das instituições de atendimento coletivo, remetendo à questão da qualidade do serviço ora ofertado. Para tanto, utilizar-se-á como caminho metodológico pesquisa em livros e artigos científicos acerca de tópicos da Educação Infantil. Reitera-se a necessidade de rever as concepções de criança e infância, além de que para trabalhar com crianças é imprescindível, antes, aprender sobre elas. Acredita-se que a organização do trabalho pedagógico deve respeitar o desenvolvimento psíquico da criança, bem como explorar suas potencialidades de criança - o que melhor realiza em cada idade -, por meio de práticas pensadas com elas.

Palavras-chave : Concepções de Criança e Infância; Educação Infantil; Educar-Cuidar na Educação Infantil; Institucionalização da Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )